54138354247 a2635780fb c

O presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto), juiz Allan Martins, esteve presente na última semana, nas reuniões realizadas pela Justiça Estadual e pelo Conselho de Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em São Paulo. O encontro reuniu lideranças históricas da magistratura brasileira, incluindo o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, e os ex-presidentes da AMB Régis Fernandes de Oliveira, Mozart Valadares Pires, João Ricardo dos Santos Costa e Renata Gil de Alcântara Videira, além do atual presidente, Frederico Mendes Júnior.

Na reunião, foram discutidos temas importantes para a magistratura, como o PL da Atividade de Risco e a PEC 10, que deverão retornar à pauta do Congresso Nacional após o período eleitoral. O presidente da AMB destacou as recentes conquistas da Frentas, como a manutenção das regras previdenciárias (PEC 66), e reforçou a importância do trabalho coletivo para a aprovação de pautas prioritárias.

Também foram abordados temas em discussão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como regulamentações sobre a parcela de irredutibilidade, licença compensatória e permuta (Emenda 150). O diretor de Segurança da AMB, Edison Brandão, atualizou os magistrados sobre o debate em torno do acervo de armas de fogo.

Eventos e Iniciativas da AMB
A reunião trouxe novidades sobre eventos programados para 2025, como os Jogos da Magistratura, em Maceió, e o Congresso Brasileiro da Magistratura, em Foz do Iguaçu. Foi anunciado ainda o Congresso Nacional de Pensionistas, previsto para ocorrer em Santa Catarina.

Além disso, o vice-diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Desembargador Caetano Levi Lopes, destacou o impacto da inteligência artificial no Judiciário, indicando que o tema será explorado em futuros cursos da instituição.

A presença do juiz Allan Martins reforça a atuação da Asmeto nas discussões de pautas estratégicas para a magistratura nacional, promovendo o fortalecimento da classe em âmbitos regionais e nacionais.