







“Temos muitos motivos para nos unir e comemorar”, essas são as palavras da Diretora Cultural, Social e de Comunicação da Asmeto, juíza Flávia Afini Bovo, que esteve à frente da organização da noite que reuniu diversas autoridades, associados, familiares e amigos.
A festa foi realizada nessa quinta-feira (17) no Crystal Hall, marcada pela elegância e alegria que envolvia todos os presentes.
Na programação, foi realizada uma homenagem especial aos ex-presidentes da associação que estavam presentes na cerimônia. O desembargador João Alves da Costa, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, a desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente, o juiz Roniclay Alves de Morais e a atual presidente, juíza Julianne Marques representaram toda a lista de ex-presidentes da Asmeto.
O Presidente da AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros, Juiz Jayme Martins de Oliveira, que prestigiou a comemoração recebeu uma placa das mãos da presidente da Asmeto, Julianne Freire Marques, em razão dos relevantes serviços prestados à magistratura tocantinense
A associação também reconheceu aqueles que ajudaram e ajudam nos trabalhos no dia a dia e por isso, também foi homenageada representando a todos os funcionários da Asmeto, a colaboradora Nazareth Guimarães Ferreira Martins.
Na oportunidade, a Deputada Estadual Valderez Castelo Branco (PP-TO), entregou uma placa de homenagem à presidente Julianne Marques em reconhecimento aos serviços prestados à justiça tocantinense.
Para a magistrada Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, " a festa em comemoração aos 30 anos da Asmeto não poderia ter sido mais perfeita. A decoração estava linda, o buffet delicioso, a musica maravilhosa, os convidados elegantes e animados, enfim, foi uma noite memorável e encantadora, que, sem duvida entrará para a história dos grandes eventos da Asmeto".
Quem também compartilhou sobre a comemoração foi a juiza Aline Bailão que ressaltou à nossa assessoria que a "festa foi incrível em todos os quesitos: decoração, buffet, banda, além da presença dos colegas magistrados de todas as regiões do estado. Me sinto orgulhosa de fazer parte desta história e muito bem representada por nossa ilustre presidente Julianne Marques."
Estiveram presentes também o deputado Federal, Carlos Gaguim (DEM-TO); a deputada Estadual, Luana Ribeiro (PSDB-TO); o ex-deputado Federal, Lazaro Botelho; conselheiro do CNJ, Henrique Ávila; a diretora-tesoureira adjunta da AMB, juíza Maria Rita Manzarra; a presidente da Associados dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMAERJ), juíza Renata Gil; o presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), Eduardo Siravegna; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Roberto Bacellar; o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público, Luciano César Casaroti; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto), Rodrigo Santos; o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto), Guilherme Vilela e a representante da OAB-TO, Ana Laura Coutinho.
A noite foi animada pela Banda Harmonia e pelo Dj Zedy.
História
A Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins foi criada no dia 30 de setembro de 1989, um ano após a criação do Estado do Tocantins.
O primeiro presidente foi o desembargador João Alves da Costa, eleito por aclamação. Foi o primeiro gestor também que teve a iniciativa de reunir os colegas em torno da criação da Associação.
Em 1991, devido à sua eleição para o cargo de corregedor-geral de Justiça, o desembargador teve que renunciar à presidência e assumiu então o vice, juiz Sândalo Bueno, que ficou na gestão por dois mandatos. Foi no mandato de Sândalo Bueno que começaram as primeiras edificações.
Ainda numa época com poucos associados, assumiu o então juiz, Bernardino Lima Luz, que ficou à frente da associação por dois anos, período de 1998 a 2000.
De 2000 a 2004, a ASMETO foi administrada pelo então juiz (hoje desembargador) Helvécio de Brito Maia Neto, numa administração voltada para o desenvolvimento institucional. Foi nessa gestão que foi publicada a primeira edição do Informativo da Associação.
A gestão 2004-2008 foi administrada pela então juíza, (hoje desembargadora) Ângela Maria Ribeiro Prudente. Com a união de juízes e desembargadores e uma administração centrada, a Associação conseguiu vencer dificuldades e obter conquistas significativas, como a sede administrativa.
Mais tarde, no período de 2008-2012, a ASMETO foi presidida pelo Juiz Allan Martins Ferreira. Durante os dois mandatos, a associação obteve conquistas, principalmente no que se refere à parte estrutural do clube, com a construção e melhorias dos apartamentos da sede campestre.
No dia 15 de fevereiro de 2012, o então juiz (hoje desembargador) Helvécio de Brito Maia Neto foi empossado na Presidência da Associação para seu terceiro mandato, com a missão de resgatar a unidade da categoria.
De 2014 a 2016, a ASMETO foi presidida pelo juiz Roniclay Alves de Morais, que travou lutas institucionais junto a diversas instituições, especialmente operadoras de plano de saúde, no sentido de respaldar os direitos dos associados e manter as conquistas já alcançadas.
Por último, assumiu a presidência a Juíza Julianne Freire Marques, que foi reconduzida e atualmente está em seu segundo mandato, ao lado dos diretores: 1º Vice Presidente, Nassib Cleto Mamud; 2º Vice Presidente, Manuel de Faria Reis Neto; Secretário, Herisberto e Silva Furtado Caldas; 1º Tesoureiro, Antiógenes Ferreira de Souza; 2º Tesoureiro, Edimar de Paula; Diretor de Prerrogativas, Jossaner Nery Nogueira Luna; Diretor de Esportes, Roniclay Alves de Morais e Diretora Cultural, Social e de Comunicação, Flávia Afini Bovo.
Com mais de 160 associados, a entidade hoje se consolida como uma associação forte e atuante em prol da magistratura tocantinense.
Ascom Asmeto
Fotos: Rondinelli Moreira Ribeiro.