



Os magistrados Nilson Afonso da Silva, Luis Otavio de Queiroz Fraz, Carlos Roberto de Sousa Dutra, Cibele Maria Bellezzia, Ana Paula Araujo Aires Toribio, Jossanner Nery Nogueira Luna, Renata do Nascimento e Silva, Julianne Freire Marques e Rafael Gonçalves de Paula estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR), ao lado de centenas de magistrados que prestigiaram, nessa quinta-feira (23), a cerimônia de abertura do VII Encontro Nacional Juízes Estaduais (Enaje), que ocorre até este sábado dia 25. O evento trienal, tradicionalmente realizado pela AMB, conta, nesta edição, com a parceria da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).
Além da diretoria da AMB, o presidente Jayme de Oliveira recebeu autoridades nacionais e internacionais, ministros, juízes e desembargadores que devem somar aos debates propostos pelas comissões Científica e Cultural.
Conhecido como o maior evento da Magistratura estadual, o Encontro deste ano tem como tema central “A Magistratura na sociedade brasileira – entre o real e o ideal”, a ser abordado durante painéis e palestras de grandes nomes do Poder Judiciário, do Direito e da sociedade civil.
Ao declarar o evento oficialmente aberto, Jayme de Oliveira agradeceu a presença de todos e destacou a importância da iniciativa para o trabalho realizado pelo Judiciário. “Desejo que aproveitem e sintam-se acolhidos, porque as comissões muito dedicaram-se, nos últimos meses, para fazer com que todos chegassem aqui e fossem verdadeiramente recebidos e aproveitassem a programação acadêmica e cultural da melhor forma”, afirmou.
A conferência de abertura foi conduzida pelo professor e historiador Leandro Karnal. Com o tema “Os desafios da Magistratura no século XXI”, Karnal trouxe pensamentos que estimularam a reflexão sobre o papel do juiz como peça-chave de mudança no País, fazendo contrapontos entre a história das relações humanas atuais e passadas.