IMG 20190206 132454 326

O fortalecimento da categoria, o andamento das demandas da Magistratura brasileira e o Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas foram os temas principais discutidos na 9ª reunião da Coordenadoria de Aposentados, que aconteceu na última terça-feira (5), em Brasília. A presidente da Asmeto e vice-presidente da AMB, Julianne Marques, participou do primeiro encontro do ano que reuniu aposentados, diretoria da AMB e presidentes de associações regionais.

A reunião foi presidida pelo coordenador de Aposentados, Alemer Moulin e contou com a participação do presidente da AMB, Jayme Oliveira. Eles pontuaram as principais questões levantadas pelo colegiado, assim como e a realização do Encontro Nacional da categoria.

O Encontro Nacional de Aposentados e Pensionista, acontecerá de 14 a 16 de abril, em São Paulo. Serão três dias de eventos para que os magistrados possam debater assuntos relacionados à Magistratura, incluindo o tema previdência. “A participação dos membros será fundamental para o sucesso dos debates e para o planejamento da atuação da Coordenadoria”, afirmou o presidente.

Durante a reunião, o presidente destacou também a necessidade de articulação, junto ao Congresso, para desarquivar a Proposta de Emenda à Constituição 63/2013, sobre a Valorização do Tempo de Magistratura (VTM). “Vamos trabalhar para apresentar e aprovar uma emenda que, aplicada, ano a ano, diminua o impacto financeira da medida.”

O coordenador Alemer Moulin, avaliou como positiva a primeira reunião do ano e destacou que será necessária a união de toda Magistratura para alcançar as metas em pauta. “A participação dos membros foi muito efetiva e os temas destacados foram de real interesse de todos. Destacaria para este ano a nossa expectativa para restabelecermos a Valorização por Tempo de Magistratura (VTM), que é uma pauta sempre presente em nossos debates e que iremos reforçar nossos esforços no âmbito nacional para chegar a este objetivo”, frisou.

Outro ponto levantado durante os trabalhos foi a proposta, apresentada pela juíza Etália Maciel Coutinho, de uma associação de magistrados aposentados, ligada à AMB. Os membros participaram ativamente dos debates sobre a proposta, mas reconheceram que o momento é de união e que uma nova associação não contribuiria com os esforços necessários na pauta do ano que se inicia.

Na oportunidade, vários presidentes presentes destacaram a atuação da AMB nos últimos anos, especialmente na questão da aprovação da recomposição.