A presidente da Asmeto, Julianne Marques prestigiou a posse do defensor público Fábio Monteiro dos Santos, defensor público-geral no Tocantins para o biênio 2019/2021. A solenidade foi realizada na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, nesta segunda-feira, 4.
Em seu discurso de posse, Fábio Monteiro destacou que a Defensoria Pública tem posição específica no sistema de justiça, com autonomia funcional e administrativa, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. “A Defensoria do Tocantins é uma instituição respeitada e reconhecida dentro e fora do Tocantins, um trabalho construído com alicerce sólido, construído ainda em 1989. A partir de hoje a Defensoria Pública do Tocantins dá início a um novo capítulo, dentro da sua rica história de serviços prestados à população. E a primeira página será dedicada à continuidade do fortalecimento institucional e ao cumprimento de nossa missão, de assegurar o acesso à justiça e promover a cidadania no atendimento humanizado e de qualidade”, destacou.
O Defensor Público-Geral no Tocantins também reforçou a importância da parceria entre as instituições: “A Defensoria cresceu como um braço do Estado e entregou aos cidadãos aquilo que eles esperavam: o acesso aos seus direitos. Somos todos ‘Estado do Tocantins’ e por isso, os poderes e as instituições precisam dialogar e é nesse sentido que a Defensoria vai caminhar. Vamos manter um diálogo aberto e estreitar ainda mais os laços de relacionamos institucionais com todos os atores públicos que tenham o interesse em pautas comuns com a instituição para que possamos melhorar o atendimento gratuito e de qualidade aos mais necessitados.”
Para a presidente da Asmeto, "Fábio Monteiro é um profissional vocacionado, sempre muito atuante como Defensor Público, seja na atividade fim, no associativismo ou ocupando cargo de direção na Defensoria Pública do Tocantins. Desejamos sucesso na condução da DPE/TO, e que possamos dialogar para encontrar os melhores caminhos para a efetivação dos direitos da população tocantinense."