A sessão solene em comemoração aos 30 anos de criação do Estado do Tocantins, aconteceu nessa terça-feira, 20, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e homenageou 24 personalidades com a Comenda “Ordem do Mérito do Legislativo”.
A sessão foi prestigiada por personalidades que prestaram serviços relevantes ao Estado, e por todo esforço e dedicação aos avanços receberam a “Comenda Ordem do Mérito do Legislativo”. O desembargador aposentado, José Maria das Neves, também foi homenageado, frisando a importância do Judiciário na história tocantinense. Os homenageados foram escolhidos pelos deputados da Casa. A deputada Luana Ribeiro, que presidiu a sessão, homenageou o desembargador.
A deputada lembrou que uma população que se pretenda respeitada, precisa conhecer suas origens. “Quando relembramos nossa história, e homenageamos os homens e mulheres que se destacaram nestes 30 anos – que ajudaram a construir essa história com seu suor, seu trabalho, suas famílias, seus sonhos e que transformaram em realidade o Tocantins de hoje – essa memória e esse reconhecimento são prova de amor ao Estado e uma forma de retribuir com honraria parte importante dos muitos cidadãos que colaboraram para a criação do Tocantins”.
No evento apresentações culturais e artísticas da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Durante o evento, apresentações da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito; Quadrilha Junina Arranca Toco, de Araguaína; e do Grupo de Sússia Raízes do Tambor, de Silvanópolis; marcaram o evento simbolizando as manifestações culturais e artísticas típicas do estado. Os visitantes ainda foram convidados a conferir exposições fotográficas e artesanais que retratam os costumes, as tradições e a história do Tocantins.
O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, participou da sessão.
Perfil do desembargador José Maria das Neves
Natural de Minas Gerais, nascido na cidade Tupaciguara, José Maria das Neves foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003. O Desembargador exerceu também os cargos de Corregedor-Geral da Justiça do Estado e Vice-Presidente/Corregedor do TRE-TO. No período de 1993 a 1995, ele assumiu a Presidência do TJTO. O desembargador acumula mais de 30 anos de experiência de magistratura.