A presidente da Asmeto e vice-presidente da AMB, Julianne Marques, acompanhada por membros da diretoria da associação nacional e presidentes de associações regionais participou de almoço com o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), realizado nesta segunda-feira (15), no Salão Nobre da Corte.
Em discurso, o ministro lembrou que, apesar dos avanços, a participação da mulher no Judiciário continua pequena. Ele citou dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontando que apenas 37,3% da magistratura brasileira é formada por mulheres. “A sociedade brasileira precisa de mais mulheres no Judiciário”, defendeu. Na opinião de Dias Toffoli, o aumento da presença de mulheres no Judiciário vai contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional. “Um sistema de Justiça com poucas mulheres nos seus quadros e nos seus postos de comando é um sistema de Justiça incompleto. É um sistema que opera a partir de uma visão limitada e parcial do mundo, o que impacta na própria qualidade da prestação jurisdicional. A mulher fornece um olhar diferenciado à atividade judicial”, acrescentou.
O ministro citou também dados mostrando que o percentual de participação feminina diminui à medida que se avança na carreira. “As magistradas representam 44% dos juízes substitutos, 39% dos titulares, 23% de desembargadoras e apenas 16% nos tribunais superiores”.
O presidente do STF aproveitou a ocasião para anunciar a assinatura da portaria do CNJ criando o grupo de trabalho para dar efetividade à Resolução 255/2018, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário. Renata Gil fará parte do grupo.
Em seguida, foi a vez da presidente em exercício da AMB, Renata Gil, discursar. Ela destacou a importância de concretizar, dar efetividade e intensificar a participação feminina nas instituições públicas e privadas.
Ao falar a respeito do grupo de trabalho criado nesta segunda-feira, Renata Gil ponderou que a iniciativa vai proporcionar uma profunda reflexão sobre a questão da participação feminina no Judiciário. “Vamos ter resultados muito positivos em breve”, afirmou. Ela agradeceu, ainda, a oportunidade de estar representando a AMB no evento e a presença de todas as convidadas. O presidente Jayme de Oliveira está em missão oficial no exterior.
Após o almoço, as presidentes de associações regionais conversaram com o ministro Toffoli e apresentaram reivindicações da magistratura.
Fonte: AMB