A presidente da Asmeto e vice-presidente da AMB, Julianne Marques, participou de reunião na sexta-feira (21), com presidentes das associações de magistrados das regiões Norte e Nordeste para discutir temas de interesse da magistratura, como a Resolução 106/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), questões remuneratórias, segurança dos magistrados, entres outros.
O I Encontro de Presidentes de Associações de Magistrados das Regiões Norte e Nordeste, promovido pela Associação de Magistrados do Amapá (Amaap) com apoio da AMB, aconteceu no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em Macapá.
Na ocasião, o presidente Jayme de Oliveira destacou a importância do encontro para os magistrados das regiões e a sinergia entre os participantes. Para o dirigente, a segurança dos magistrados, um dos temas da pauta da reunião, “é uma das questões prioritárias da AMB”.
O coordenador de Justiça Estadual da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou dados do CNJ apontando que existem 110 magistrados ameaçados no Brasil. Sendo os do Norte e Nordeste, proporcionalmente, os mais ameaçados.
Para enfrentar a situação, o presidente Jayme de Oliveira discorreu sobre algumas ações desenvolvidas e outras a serem apresentadas ainda este ano pela entidade neste sentido, além de uma atuação no CNJ e Tribunais de Justiça. A presidente da Amaap, Elayne Cantuária, chamou a atenção também para o debate sobre a mulher magistrada, “suas dificuldades, peculiaridades e políticas inclusivas”. A anfitriã do encontro frisou que apenas sete magistradas presidem as associações regionais, sendo as regiões Norte e Nordeste as que reúnem a maioria das presidentes – quatro, do total.
Sobre o primeiro encontro dos presidentes da região, Elayne Cantuária disse que “foi uma oportunidade de debater assuntos importantes e sensíveis da nossa região, dos Estados pequenos, da nossa representatividade e associativismo”.
A presidente da Asmeto, Julianne marques, ressaltou que "a reunião das associações do Norte e Nordeste permitiu a discussão de temas que atingem toda a magistratura, como a segurança dos magistrados e a participação da mulher magistrada no associativismo. Parabenizo a presidente da AMAAP, Dra. Elayne Cantuária, pela organização do evento e pela acolhida calorosa”.
Reunião com magistrados do Amapá
Na oportunidade, a presidente da Asmeto participou de reunião com juízes do Amapá, dando continuidade aos encontros periódicos realizados com magistrados, para discutir assuntos de interesse da classe, como recomposição salarial e ajuda de custo moradia.
Homenagem
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), homenageou o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, com sua mais alta honraria, o Colar do Mérito Judiciário. Julianne Marques prestigiou o momento que aconteceu no Plenário da Corte, em Macapá (AP).
Com informações da AMB