Credito Foto Gustavo Lima STJ

A presidente da Asmeto e vice-presidente AMB, Julianne Marques, participou da solenidade de posse dos ministros João Otávio de Noronha e Maria Thereza de Assis Moura como os novos presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na sede da Corte, em Brasília. Eles comandarão o tribunal da cidadania no biênio 2018-2020, em substituição à atual presidente, ministra Laurita Vaz, e ao vice, ministro Humberto Martins.

Em um discurso que durou cerca de 30 minutos, Noronha se comprometeu a fortalecer o prestígio do STJ como órgão competente para decidir irrecorrivelmente todo contencioso infraconstitucional, ressalvada a competência da Justiça Especializada. “Essa Corte foi criada para dar a última palavra e definitivamente acerca do Direito Federal infraconstitucional”, disse.

Entre as prioridades de gestão, citou que pretende racionalizar os recursos orçamentários e melhorar o fluxo de trabalho entre o STJ e as cortes estaduais e regionais. “Gastarei meus próximos dois anos e minhas energias para que o STJ seja reconhecido como o tribunal mais eficiente deste país”.

Dirigindo-se aos magistrados brasileiros, destacou a independência dos membros do Judiciário no exercício da judicatura. “Entre tantos ruídos de pressões políticas e da opinião pública, são livres para dizer o sim ou não, sem se desviar da lei”.

Noronha destacou também o papel fundamental das associações de magistrados no fortalecimento do Poder Judiciário e na qualificação dos juízes, para que fiquem “afinados com os novos ideais de Justiça”.

Fonte: STJ