43437953284 718eb9b58f k
43437958794 3f4eca70a9 k
WhatsApp Image 2018 08 20 at 12.28.02 1

O Encontro Nacional de Presidentes de Associações filiadas à AMB, realizado no dia 18 de agosto, teve como pauta a segurança de fóruns e magistrados, eleições diretas nos tribunais e apoio aos magistrados que tenham filhos com necessidades especiais. A presidente da Asmeto, e vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Julianne Marques, participou do encontro.

Os magistrados debateram sobre a importância da aprovação da PEC 187/12. A proposta altera a norma para eleição dos presidentes e vice-presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados, para permitir que todos os juízes participem do processo eletivo.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, relatou os esforços pautar as eleições diretas. O coordenador da Justiça Eleitoral da AMB, Frederico Mendes Júnior, ressaltou que as eleições diretas nos tribunais devem sempre ser lembradas, pois “produzirão a maior transformação política no Judiciário em décadas”.

A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Elbia Araújo, é a nova diretora de política institucional e de apoio para magistrados com filhos especiais, criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros. O presidente da Associação do Espírito Santo (Amages), Ezequiel Turibio, é o diretor adjunto.

Em seu pronunciamento, Jayme de Oliveira disse se sentir honrado com a criação dessa diretoria na sua gestão. “Vamos levar essa pauta ao CNJ, aos ministros Dias Toffoli e Humberto Martins e, também, aos conselheiros em busca da normatização. Criaremos um grupo para fazer um levantamento nacional da situação local de cada tribunal e, também, com relação à normatização interna”, frisou.

A diretoria de política institucional e de apoio para magistrados com filhos especiais apresentou sua pauta de trabalho, onde consta levantamento ou pesquisa com apoio das entidades estaduais; propostas de flexibilização de jornada (legislação vigente e funcionamento nos tribunais), teletrabalho parcial e de ajuda de custo; encontros regionais de magistrados com filhos especiais – experiências e propostas; formação de grupo de discussão; auxílio-creche a magistrados que são pais de crianças com deficiência (discussão); e cartilha com dicas direcionada aos pais.

O Encontro Nacional, realizado na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), em Campos do Jordão/SP, também ficou marcado pelo plantio de 33 árvores, atividade que emocionou os presidentes das associações. Nas palavras do anfitrião, o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Fernando Bartoletti, “essas árvores representam a força da amizade entre os 14 mil magistrados brasileiros. A sigla, de acordo com Bartoletti, também tem o significado de “Amizade Magistrados Brasileiros”.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, agradeceu em nome dos magistrados presentes e parabenizou o presidente da Apamagis pela iniciativa de criar o Bosque da AMB.

A presidente da Asmeto, Julianne Marques participou do plantio das mudas.