Julianne Marques prestigiou na tarde desta sexta-feira (29/6), a posse da nova Diretoria do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, que tem como novo presidente o desembargador Nelson Missias de Morais. Estiveram presentes também os desembargadores Marco Villas Boas, Ângela Prudente e Helvécio Maia; e o juiz José Ribamar Mendes Jr. A solenidade foi realizada no Palácio das Artes.
O novo presidente, discursou após prestar o compromisso legal e assinar o termo de posse. Fez agradecimentos especiais a familiares, a amigos, aos demais desembargadores e desembargadoras, ao desembargador Tiago Pinto, por representar os demais colegas na saudação, e às autoridades de outros poderes.
Em suas primeiras palavras como líder do Judiciário, ele revelou que nem mesmo “no mais audacioso sonho”, quando ainda era um adolescente de 15 anos, “ao iniciar seu trabalho como office boy de dona Leosina Pacheco, no Fórum Olímpio Borges, de Patos de Minas, poderia imaginar que estava dando o primeiro passo para estar hoje assumindo a Presidência do Tribunal de Justiça da nossa querida Minas Gerais, o segundo maior Tribunal do Brasil”.
Uma emoção, destacou, que se amplificava pela presença, naquela cerimônia, de seus pais, Maria Luzia e Agostinho, a quem rendeu homenagens e agradeceu pelo exemplo e inspiração em sua trajetória de vida e profissional. Ao reverenciar os pais nessa saudação, afirmou estar, de certa maneira, reverenciando igualmente a maioria da população brasileira, “também ela formada por uma gente lutadora”, para quem afirmou vir dedicando sua atuação profissional.
A Diretoria do biênio 2018-2020 conta agora com o desembargador Afrânio Vilela, para o cargo de 1º vice-presidente; a desembargadora Áurea Brasil, para o de 2ª vice-presidente; a desembargadora Mariangela Meyer, para o de 3ª vice-presidente; o desembargador Saldanha da Fonseca, para corregedor-geral de justiça; e o desembargador Corrêa Camargo, para vice-corregedor-geral de justiça.
Currículo do presidente empossado
Natural de João Pinheiro, no Noroeste de Minas, o desembargador Nelson Missias de Morais formou-se pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas. É pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, pela Faculdade Vale do Rio Doce/Universidade Gama Filho; especialista em Direito Penal e Processual Penal, pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), do TJMG, e tem licenciatura plena em Graduação de Professores, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).
Desembargador do TJMG desde 26 de abril de 2010, o magistrado conciliou a magistratura com o magistério, atuando como professor de Direito Penal e Processual Penal do Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF). Também foi professor em outras instituições de ensino, como a Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE). Atua na direção do Instituto de Ciências Penais do Estado de Minas Gerais e integra a Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Como magistrado, atuou nas comarcas de Açucena, Mantena, Governador Valadares e Belo Horizonte. Presidiu a Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS), no triênio 2007-2010, e foi secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), de 2011 a 2013. Atuou ainda como advogado. É escritor de diversas obras jurídicas. Também possui medalhas e condecorações.