Cumprindo agenda em Brasília, a presidente da Asmeto, e vice-presidente da AMB, Julianne Marques participou na quarta-feira (6), do Workshop Orçamento e Finanças Públicas. A capacitação foi direcionada para os presidentes de associações regionais e a diretoria da entidade. Com a participação de 25 magistrados, a iniciativa teve o objetivo de debater e aprofundar mais conhecimentos sobre o tema.
Para Julianne “a capacitação com relação ao tema orçamento público é importante para os presidentes desenvolverem as atividades nas associações estaduais. Precisamos conhecer o sistema orçamentário para podermos cobrar dos tribunais a efetiva implantação da Resolução 219 do CNJ. Entender quais os mecanismos de pagamento que o tribunal tem, o que é custeio, o que é despesa de pessoal, tudo isso importa para nós na nossa atividade diária, nas conquistas da magistratura com relação à estrutura de pessoal, de trabalho e também remuneratória.”
Ministraram o curso o chefe da Unidade de Gestão de Estatais da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag-DF), Dalmo Jorge Lima Palmeira, proferiu a primeira palestra dando enfoque ao panorama geral sobre os aspectos do sistema orçamentário e ao orçamento no âmbito do Judiciário e o diretor do Departamento de Acompanhamento Orçamentário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Antônio Carlos Stangherlin Rebelo. O diretor abordou a distribuição de orçamento nos órgãos do Poder Judiciário de 1º e 2º graus, citando, inclusive, as resoluções 194 e 195 do CNJ.
Visita Institucional trata sobre o extrateto
Na oportunidade, Julianne Marques participou da reunião que recebeu na sede da AMB, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), para tratar de assuntos relativos à magistratura, especialmente sobre o extrateto, cuja comissão ele integra como membro.
“Aproveitando a presença de vários presidentes das associações vim oferecer cada vez mais o apoio ao mandato ao presidente Jayme. Conheço bastante o trabalho dele desde quando foi presidente da Apamagis. “Jayme ainda na Apamagis marcou muita presença, estruturou inclusive relações da Apamagis com o Congresso e o Governo. Agora, na AMB, está fazendo um trabalho muito exemplar e dinâmico, bem ao estilo dele. O Judiciário ganhou muito com a ascensão de Jayme de Oliveira à frente da AMB”.
Sobre a votação do extrateto, o deputado Vicente Cândido acha que o projeto não será votado neste semestre.