dia da mulher homenagem 500x331

Na data em que se comemora o Dia das Mulheres, a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), homenageia as magistradas associadas que atuam em prol da justiça.

Atualmente, 34 juízas compõem a magistratura tocantinense. São mulheres que ocupam cargos importantes de liderança, e conduzem com profissionalismo essa árdua missão. Nesta edição você conhecerá quem são e onde atuam.

Como desembargadoras o Poder Judiciário conta com quatro mulheres, são elas: Jacqueline Adorno, ouvidora substituta do TJTO; Ângela Prudente, Ouvidora Judiciária e atual vice-presidente do TRE-TO; Maysa Vendramini, Vice-corregedora Geral de Justiça e Etelvina Maria Sampaio Felipe, Diretora Adjunta da Escola Superior da Magistratura (Esmat) e presidente do Comitê de Atenção Integral à Saúde.

Destaque também como lideranças são as juízas: Célia Regina Régis, juíza convocada do Tribunal de Justiça; Flávia Afini Bovo, diretora do foro da Comarca de Palmas, além de diretora social e de comunicação da Asmeto; Julianne Marques, presidente da Asmeto, vice-presidente em Direitos Humanos pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e titular do Juizado Especial da Infância e Juventude de Araguaína; Maria Celma Louzeiro Tiago, Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), titular do Juizado Especial Cível em Gurupi; Milene de Carvalho Henrique, coordenadora da Central de Execução Fiscal de Araguaína e do Comitê Estadual de Monitoramento das Ações da Saúde (CEMAS); Nely Alves da Cruz,coordenadora das varas de combate à violência contra a mulher; Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Silvana Maria Parfieniuk, Coordenadora da Central de Execuções Fiscais da capital, e Umbelina Lopes Pereira, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Araguaína e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), .

Ocupam diretorias de Foro as magistradas: Aline Marinho Bailão Iglesias, Novo Acordo; Ana Paula Araújo Toríbio, Palmeirópolis; Cibele Maria Bellezzia, Peixe; Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, Natividade; Flávia Afini Bovo, Palmas; Keyla Suely Silva da Silva, Figueirópolis; Lilian Bessa Olinto, Araguaína; Nely Alves da Cruz, Araguatins e Wanessa Lorena Martins de Sousa Motta, Wanderlândia.

Respondem por Varas: Adalgiza Viana de Santana Bezerra, 1ª Vara Cível de Araguaina; Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira, Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Araguaína; Edilene Pereira de Amorim A. Natário, 1ª Vara de Família e Sucessões em Gurupi; Gisele Pereira de Assunção Veronezi, 1ª Vara Criminal em Tocantinópolis; Grace Kelly Sampaio, 1ª Vara Cível e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) em Colinas; Hélvia Túlia Sandes Pedreira Pereira, 1ª Vara de Família e Sucessões, Infância e Juventude em Porto Nacional; Joana Augusta Elias da Silva; Gurupi 2ª Vara Criminal; Luciana Costa Aglantzakis, 1ª Vara Cível em Pedro Afonso; Mirian Alves Dourado, 1ª Vara Criminal em Gurupi; Odete Batista Dias Almeida, 1ª Vara da Família e Sucessões em Palmas; Renata do Nascimento e Silva, 1ª Vara Criminal em Paraíso do Tocantins.

Na maioria dos casos, as magistradas que ocupam cargos de diretoras do foro são também juízas eleitorais, e todas ainda estão à frente de Varas e Comarcas no Poder Judiciário do Tocantins.

Importante ressaltar as magistradas aposentadas, que desbravaram o Tocantins: Adelina Maria Gurak, Amália de Alarcão, Clarinda Ramos Silva Leão, Luzia Aguiar de Farias, Maria Adelaide de Oliveira, Maria Auristela Rocha, Sarita Von Roeder Michels, Sonia Maria Franca e Wilamara Leila de Almeida.

As Magistradas do Poder Judiciário Tocantinense tem se destacado por sua competência, firmeza e eficiência, se dedicando a distribuir justiça por todo o Estado.

Ao cumprimentá-las, fraternalmente, por ocasião da celebração desta data tão expressiva, pedimos que recebam nosso cordial abraço e sincera homenagem.

Diretoria Asmeto