web site tjto conciliacao2017 304 233

A 12ª Semana Nacional de Conciliação tem início nesta segunda-feira (27/11) em todo o país. No Tocantins, cerca de 1.100 audiências de conciliação foram agendadas nas principais comarcas do estado. Ações em tramitação no segundo grau também entram na pauta de conciliação.

Promovendo o conceito “Conciliar. Nós concordamos”, o Conselho Nacional de Justiça busca estimular a participação das partes na resolução dos conflitos de maneira consensual. Todos os tribunais de Justiça no país estão envolvidos na mobilização que ocorre até 1º de dezembro.

Durante a semana de audiências entram em pauta os processos em tramitação na Justiça com possibilidade de acordo, seja em primeiro ou segundo graus, além dos casos de conciliação pré-processual (quando a questão ainda não foi judicializada).

A ação do Poder Judiciário tem o intuito de mostrar que a decisão de conciliar deve ser tomada pelas partes envolvidas e isso só acontece se houver comum acordo. "A realização de audiências contará com conciliadores devidamente capacitados, que auxiliarão as partes a encontrarem uma solução consensual para os conflitos, contribuindo não apenas para diminuição do acervo processual, mas principalmente para pacificação social, que é a missão do Poder Judiciário”, afirmou a juíza Umbelina Lopes, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e responsável pela Semana da conciliação no estado.

Na comarca de Palmas foram agendadas 450 audiências, em Araguaína 260 e na comarca de Gurupi 150. Já em segundo grau, são 220 audiências de conciliação agendadas no Tribunal de Justiça. Entre as audiências agendadas na Capital, 130 processos são referentes a casos de imóveis residenciais penhorados. Para estas pessoas, a Semana da Conciliação será a última chance de negociar um acordo. "Decidimos dar uma oportunidade a estas pessoas, principalmente por conta das ações serem relacionadas a moradia. A tentativa de conciliação é o último passo antes dos imóveis serem levados a leilão", explicou a juíza Silvana Parfieniuk.

Em 2016, 3.409 audiências de conciliação foram realizadas pelo Poder Judiciário do Tocantins nas 42 comarcas do estado. No âmbito do 2º Grau, foram realizadas 192 audiências.