A presidente da Asmeto, Julianne Marques, prestigiou na sexta-feira (10/11), a solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação do Fórum Escrivão Abílio da Silva Menezes, que atende à população de Araguacema e Caseara, incluindo 23 assentamentos.
Foram investidos R$540,9 mil em melhorias estruturais e físicas no prédio que funciona desde 1.988 como sede da comarca de Araguacema.
Durante a solenidade de entrega da obra, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, ressaltou o desafio do Judiciário em oferecer à sociedade uma decisão cada vez mais célere e destacou o TJTO entre os tribunais mais rápidos na entrega da sentença de mérito no país, conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Neste contexto, segundo o presidente, é preciso "possibilitar aos jurisdicionados a efetiva, ampla e igualitária oportunidade de obter a prestação jurisdicional no exercício do seu direito de cidadania" e, obras como a do Fórum de Araguacema, reforçam o compromisso do Tribunal de Justiça do Tocantins com o cidadão.
Para o diretor do Foro da Comarca de Araguacema, juiz Willian Trigilio da Silva, as melhorias no Fórum são significativas para aprimorar o atendimento ao cidadão. "Precisávamos de uma reforma completa, que pudesse alterar o aspecto da antiga escola que o prédio abrigou e, desta forma, ofertar à comunidade um espaço público adequado para a prestação jurisdicional”, afirmou.
Obra
O prédio do Fórum ganhou obras necessárias para resolver problemas estruturais como infiltrações e instalações elétricas precárias. O estacionamento interno também foi revitalizado e, para garantir mais segurança, o local conta agora com muros e circuito de segurança.
Todos os ambientes receberam novo sistema de refrigeração e foi implantada iluminação em LED, propiciando maior economia e eficiência energética. O Tribunal do Júri também passou por adequações para receber, confortavelmente, até 30 pessoas sentadas.
Com área ampliada em 67,44 m², as obras ainda permitiram a construção de uma sala para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), assim como para a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Ao todo, foram investidos R$ 540.943,18 na reforma e ampliação do prédio localizado na praça Gentil Veras.