A diretora do Foro e titular da Vara de Execução Penal da Comarca de Araguatins, juíza Nely Alves da Cruz participou da implantação do importante projeto "Porta Aberta", iniciativa que consiste em devolver a cidadania para aqueles que estão cumprindo suas penas na Justiça, oferecendo livros como forma de despertar nos presos, o prazer pela leitura, além de possibilitar ainda a remissão das penas.
O lançamento aconteceu na última quarta-feira (5/7), na Cadeia Pública do município que fica na região norte do estado.
Durante a solenidade, a magistrada falou sobre a importância do projeto. “Já vimos iniciativas como essa darem certo em outras comarcas e sem dúvida é a concretização de um sonho. É uma oportunidade de ressocializar os encarcerados evitando que voltem a cometer delitos”, frisou Nely.
As comarcas do Judiciário do Tocantins seguem empenhadas no desenvolvimento de ações voltadas à ressocialização dos reeducandos do sistema.
Em Araguatins o projeto começa disponibilizando mais de 500 livros aos reeducandos. Os exemplares pertencem ao IFTO, que mensalmente encaminhará 30 publicações à Cadeia Pública do município.
A ação é fruto de parceria entre o Poder Judiciário, Ministério Público, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO).