"O cenário atual requer ação imediata do Poder Judiciário, a fim de preparar os magistrados para lidar com situações de risco, até mesmo na direção veicular, a fim de que eles tenham mais segurança", essas são palavras da coordenadora do curso, juíza Julianne Marques, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins.
O curso Prático de Direção Defensiva e Evasiva para Magistrados apresenta temas específicos; associa dirigibilidade e segurança pessoal; imprime técnicas aprimoradas de direção e segurança em situações de alto risco; e propõe transmitir conhecimentos desde a orientação geral e preparação do veículo até a melhoria do nível de habilidades práticas no domínio do veículo e evasão tática em situações de emboscada, retaliações ou tentativas de sequestro.
Essa primeira turma atende aos magistrados do Poder Judiciário, preferencialmente os que participaram do Treinamento Defensivo na Preservação da Vida – Método Giraldi – Turma I –, realizado em 2016.
O juiz Roniclay Alves de Moraes, participante do curso, frisa que "essa atividade é extremamente importante para a segurança dos magistrados. Nele, são treinadas situações que podem acontecer no dia a dia, mas que sem as técnicas passadas no curso jamais seriam, por nós, executadas," finalizou.
As aulas mesclam teoria e prática. Nesta, os magistrados estudam o nivelamento, superação de obstáculos, saída emergencial, frenagem de emergência e retomada, entre outros importantes tópicos. Naquela, abordam-se na teoria os conceitos e definições, situações consideradas de risco, itens de segurança, calibragem etc.
Ministram o curso o especialista em Docência do Ensino Superior pelo IGA_PMTO, graduado em Segurança Pública, com formações técnicas como instrutor de trânsito do Denatran, Teobaldo Bento Vieira; o especialista em Gestão e Segurança no Trânsito pela Univali (SC) e Gestão e Auditoria da Administração Pública pela Falbe, Dorivan Rodrigo Marques; e o instrutor de Direção Defensiva em Centro de Formação de Condutores; instrutor de Legislação de Trânsito da CFC Supervia; palestrante em Seminários de Trânsito do Detran/TO, Adalberto Arruda Alencar.