O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou nessa sexta-feira (2/6) a solenidade de encerramento do Projeto Tocantins 100% Biométrico, com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Gilmar Mendes, a presidente do TRE, Desembargadora Angela Prudente, a Vice Presidente do TRE, Desembargadora Jacqueline Adorno, Desembargador Marco Villas Boas, Diretor geral da ESMAT, Rubem Ribeiro Carvalho, juiz membro do TRE e Tesoureiro da ASMETO, Agenor Alexandre, Ouvidor do TRE, juízes eleitorais Luiz Astolfo, Cledson, José Carlos, entre outras autoridades. A presidente da ASMETO, Julianne Marques, também esteve presente no evento.
Durante a solenidade foram apresentados os números consolidados da última fase do cadastramento Biométrico no Tocantins, encerrada no último dia 26. O Estado se consagrou o primeiro do país a concluir o cadastramento biométrico dos eleitores em 2017, se juntando a outras quatro unidades da federação que fecharam em anos anteriores. Assim, nas próximas eleições de 2018 todos os eleitores tocantinenses estarão aptos a votar por meio da identificação das digitais, garantindo um processo eleitoral ainda mais seguro.
O ministro Gilmar Mendes ressaltou “Tal sucesso certamente é resultado da união de esforços e do empenho de magistrados, servidores e colaboradores, além do apoio imprescindível de toda a comunidade e dos cidadãos que responderam ao chamado da Justiça Eleitoral para realizar o recadastramento”.
A Presidente do TRE, Desembargadora Angela Prudente destacou “Apesar do grande número de municípios envolvidos, tivemos sucesso na conclusão desse projeto, pois houve a união de esforços e a dedicação de magistrados e servidores, além do apoio de toda comunidade, lideres políticos, religiosos, educadores, agentes de saúde e todas as pessoas que lidavam diretamente com a população e, que foram parceiras da Justiça Eleitoral”.
Para a presidente da Asmeto, “o encerramento do Projeto Tocantins 100% biométrico demonstra que a Justiça Eleitoral tocantinense é composta por magistrados estaduais e servidores comprometidos com a prestação de um serviço de excelência para a população local. Fica evidente a necessidade da manutenção de todas as zonas eleitorais no Estado, de forma a atender o eleitor de forma adequada.”
A ASMETO parabeniza todos os magistrados envolvidos no projeto, pelo trabalho realizado em prol da população tocantinense.