tse

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Julianne Marques, acompanhada da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), desembargadora Ângela Prudente e do magistrado Cledson José Dias Nunes, participaram de audiência nessa terça-feira (30/5), com o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes.

A audiência foi solicitada pelo coordenador da bancada federal do Tocantins, senador Vicentinho Alves, após pedido da ASMETO. Na audiência o senador Vicentinho Alves e os deputados Federais Lázaro Botelho e Josi Nunes, solicitaram ao TSE a reavaliação da Resolução nº 23.512, de 2017 e Portaria nº 372/2017, que podem provocar a extinção de zonas eleitorais no Estado do Tocantins.

O Tocantins possui hoje 35 zonas eleitorais com sedes próprias, que estão bem distribuídas pelos seus 139 municípios e atendendo de forma eficaz 1.041.955 eleitores. O Estado possui vasta extensão territorial e baixa densidade demográfica, sendo que a extinção de zonas eleitorais, a ser efetivada com a manutenção da medida, causará enormes transtornos para a população.

O ministro determinou a sua assessoria que avaliasse os impactos da resolução no Tocantins.

Para a presidente da Asmeto “a associação envidará todos os esforços para garantir a manutenção de todas as zonas eleitorais, em razão do evidente prejuízo que a extinção acarretará ao povo tocantinense e ao processo eleitoral. O magistrado tem que ter condições de exercer efetivamente suas funções no processo eleitoral, para garantir a lisura e normalidade dos pleitos.”