A AMB realizou a 1ª Reunião Regional da Coordenadoria da Justiça Estadual na região Norte, nessa segunda-feira (27), em Manaus. O encontro, que teve o apoio da Amazon e do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), reuniu presidentes das associações estaduais de magistrados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, e juízes amazonenses.
“A ideia da AMB é conseguir trazer todos os magistrados para dentro do movimento associativo, mostrar o que está acontecendo, chamar todos a participar da busca de soluções. Nós acreditamos que na democracia você só consegue construir soluções com consenso, com diálogo e é isso que a direção da AMB tem buscado”, destacou o coordenador da Justiça Estadual da AMB e presidente da Amapar (Paraná), Frederico Mendes Júnior.
O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, falou da satisfação em promover o encontro na região Norte e abordou as diversas ações tratadas pela entidade, como os acompanhamentos de matérias de interesse no Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além das mudanças nos cursos da Escola Nacional da Magistratura (ENM). Ele enfatizou a necessidade de iniciativas como essa. “Essas reuniões precisam ser frequentes. Estivemos aqui em janeiro quando aconteceu a crise no sistema carcerário e os colegas precisavam do nosso apoio. Vamos realizar agora o I Fórum Nacional de Execução Penal (Fonavep), para discutirmos esse tema que é tão sensível para a magistratura”, disse. O Fonavep será realizado nos dias 4 e 5, em Foz do Iguaçu.
A reunião aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), no TJ do estado. Ao final, os presidentes seguiram para o Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, onde a Amazon ofereceu um almoço para os magistrados.
Para a presidente da Asmeto, Julianne Marques, “a iniciativa prestigia a magistratura da região Norte e demonstra a preocupação da AMB de estar presente e conhecer a realidade de cada estado. A criação de estratégias comuns para debater com o Legislativo os projetos de nosso interesse é extremamente válida. A magistratura precisa estar unida para conseguirmos avançar e defender nossas garantias e prerrogativas, e a reunião possibilita a troca de informações, experiências e uma maior unidade dos magistrados.”
Confira os depoimentos dos presidentes:
“O encontro foi muito proveitoso. O único colega que não pode comparecer foi por motivo de saúde. A gente espera contribuir para o associativismo nacional, regional e estadual. Falamos das pautas que afligem a magistratura, naturalmente a PEC do extra-teto e da Previdência, que são os temas prioritários no Legislativo. A nossa bandeira é a AMB.”
Cássio Borges – presidente da Amazon (Manaus)
“A reunião setorizada geograficamente, significa a preocupação do presidente da AMB em conhecer os deputados federais em suas bases e aos presidentes dos tribunais no dia comum. Estreitando os interesses relativos às demandas em tramitação no Congresso Nacional, cuja pauta preocupa os interesses de toda a sociedade. Parabéns pela iniciativa. Somos todos AMB.”
Luiz Camolez – presidente da Asmac (Acre)
“A iniciativa da AMB de conhecer as especificidades regionais é salutar e um vetor fundamental para a Justiça conhecer melhor seus juízes e jurisdicionados. Ainda reforça a necessidade de nos mantermos juntos, coesos para nossas grandes batalhas que ainda enfrentaremos.”
Elayne Cantuária – presidente da Amaap (Amapá)
“Encontros como este são importantes, pois fazem com que as associações regionais possam participar ativamente da vida associativa nacional, levando ao conhecimento da AMB as realidades locais e trocas de experiências.”
Silvio César Maria – presidente da Amepa (Pará)
“Precisamos intensificar encontros como este. Primeiro porque aproxima mais as associações regionais. Depois porque tratamos de assuntos comuns. E por último, unimos forças para resolvermos os mesmos assuntos e podemos partilhar de experiências para melhorarmos a atividade associativa e institucional.”
Alexandre Miguel – presidente da Ameron (Rondônia)
Por motivo de saúde, o presidente da Amarr (Roraima) não pôde comparecer ao encontro.
Fonte: AMB