TJTO2990
TJTO2288
TJTO2504
TJTO2531
TJTO2577
TJTO2610
TJTO2637
TJTO2651
TJTO2671
TJTO2675
TJTO2690
TJTO2735
TJTO3055

A presidente da Asmeto prestigiou na tarde dessa quarta-feira (1/2), a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Julianne Marques, também vice-presidente da Associação de Magistrados do Brasil, representou a entidade em nome do seu presidente Jayme de Oliveira.

A Corte para o biênio 2017-2019, será presidida pelo desembargador Eurípedes Lamounier, na vice-presidência assumiu o desembargador Moura Filho. Já o novo corregedor-geral da Justiça é o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto e como vice-corregedor o desembargador João Rigo Guimarães. Também tomaram posse a desembargadora Ângela Prudente, reconduzida ao cargo de ouvidora judiciária; e a desembargadora Jacqueline Adorno, que assumiu a vice-ouvidoria. Na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o desembargador Marco Villas Boas foi reconduzido ao cargo de diretor geral e a desembargadora Etelvina Maria Sampaio assume como diretora adjunta.

Em seu discurso a juíza Julianne Marques destacou o importante trabalho desenvolvido na gestão do desembargador Ronaldo Eurípedes. "Dos caminhos que se descortinaram ao assumir este desafio dois anos atrás, Des. Ronaldo Eurípedes e sua equipe escolheram trilhar aquele que parecia o mais difícil, ouvindo cada magistrado e servidor deste Estado, indo a cada uma das 42 comarcas e por fim no Tribunal de Justiça, para fazer uma gestão participativa, levando em conta a experiência de quem tem contato direto com os jurisdicionados de todos os cantos do nosso Estado. As pedras no meio do caminho não foram consideradas obstáculos por esta equipe, mas degraus para que o Poder Judiciário tocantinense alcançasse patamares cada vez mais elevados de eficiência."

O desembargador Helvécio, corregedor eleito, é atual conselheiro fiscal da Associação de Magistrados do Brasil e Vice-Presidente da ANAMAGES da Região Norte, iniciou seu discurso citando o líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King, para descrever o desafio do novo cargo. “A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio”, lembrou.

Julianne ao parabenizar o novo corregedor afirmou: " Estou confiante de que não permitirá a criação de contextos de medo e hesitação que contaminem a atuação dos juízes."

Ao ser empossado, o novo presidente propôs o “Pacto pela Produtividade”, como diretriz da nova gestão. O pacto é um esforço conjunto para melhorar os índices processuais e ampliar o fortalecimento e crescimento institucional do Judiciário Tocantinense.

“Proponho que desenvolvamos esforços contínuos no cumprimento de nossas funções e objetivos, imbuídos do mais alto grau de comprometimento, não somente para cumprimento das metas estabelecidas aos órgãos jurisdicionais externa ou internamente, mas, sobretudo, porque devemos à sociedade tocantinense, a disponibilização de uma Justiça de acesso amplo, célere, humanizada e efetiva, conforme nos comanda e exige a nossa Constituição Cidadã de 1988”, afirmou Eurípedes Lamounier, em seu discurso de posse.

Ao se referir ao novo gestor a presidente da Associação parabenizou o desembargador Lamounier pela trajetória de vida e trabalho que o trouxe até a Presidência do Tribunal de Justiça. E frisou em seu discurso que " a Asmeto conta com seu apoio para reverter essa agenda política negativa e para que tenhamos cada vez mais uma magistratura valorizada, com melhor estrutura de trabalho, com andamento da carreira normalizado e recomposição dos subsídios."