Julianne Marques esteve na tarde dessa terça-feira (13/12), acompanhando o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes e o corregedor geral da Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier, em visita as obras do novo Fórum da Comarca de Araguaína.
A presidente da Asmeto e ex-diretora do Foro de Araguaína, juíza Julianne, relembrou sua trajetória profissional na Comarca. “Conseguimos dar início a esta obra graças ao empenho de todos os diretores do Tribunal de Justiça, especialmente do presidente, que não permitiu que a obra parasse neste ano. Certamente, ao final, teremos um prédio belo e funcional pronto para atender dignamente os cidadãos”, finalizou.
Foi em junho de 2015, quando Julianne ainda dirigia o Fórum, que teve início a infraestrutura da obra através das fundações e, em agosto do mesmo ano, começaram as execuções dessas fundações. Já a execução da superestrutura da obra começou em novembro.
Durante a visita, o presidente do TJ destacou a cidade de Araguaína por sua importância econômica para o Tocantins, e ressaltou sua satisfação em ver a construção de um Fórum adequado à Comarca. “Magistrados e servidores vão receber um prédio com estrutura moderna, e isso vai refletir no atendimento que os cidadãos deste município merecem”, afirmou.
O corregedor geral da Justiça e presidente eleito para a gestão 2017/2019, desembargador Eurípedes Lamounier, reforçou o compromisso de dar continuidade às obras do Fórum. “Esta Comarca é muito importante para o nosso Estado. Ela congrega riquezas e esperanças de seu povo, e nada mais justo que entregar um prédio à altura das expectativas dessa população que tanto espera por essas instalações”, concluiu.
Após avaliar os detalhes da obra, a diretora do Foro, juíza Lilian Bessa Olinto, falou que ver a Comarca de Araguaína com sua sede própria em construção é uma realização. “Esta obra é fruto dos sonhos e da luta de todos os nossos magistrados e servidores, e testemunhar tudo isso se tornando realidade nos deixa extremamente felizes".
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Araguaína, José Quezado, elogiou a atual gestão do TJ ressaltando a importância da participação da classe dos juristas na luta pela conquista de um Fórum moderno e adequado.
Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, disse conhecer as dificuldades enfrentadas pelos que lidam com a Justiça em Araguaína e falou sobre a importância do diálogo entre o Judiciário e o Executivo para a conclusão da obra.
Também ressaltando a harmonia entre os dois Poderes, o secretário de Planejamento e Orçamento do Estado, David Siffert Torres, falou sobre as questões orçamentárias e garantiu os recursos para o término da construção.
Autoridades
A visita à obra também foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, os juízes da Comarca: Adalgiza Viana de Santana, Herisberto Caldas, Sérgio Paio, Cirlene Oliveira e Deusamar Bezerra.
O representante do Ministério Público Estadual, promotor de Justiça Moacir Camargo de Oliveira, também compareceu ao evento.
A Obra
Localizada na Avenida Filadélfia, uma das mais importantes da cidade, o novo Fórum da Comarca de Araguaína terá o total de quatro pisos e já se encontra com 35% da obra concluída.
A área construída tem 10.596,58 m² e abrigará 17 Varas, salão do Tribunal do Júri, cinco centrais de atendimento, Espaço Saúde, refeitório, salas para atendimentos das demais integrantes do Sistema de Justiça, auditório, depósitos, quatro celas, entre outros departamentos.
A inauguração do novo Fórum está prevista para 2018.
Em abril e julho de 2016 a superestrutura passou a receber os pilares e as vigas do 1º e 2º pavimento. Já em outubro de 2016 foram concluídos os fechamentos das paredes em alvenaria da superestrutura.