peixe09
peixe05
peixe20
peixe24
peixe01

A Comarca de Peixe, região sudeste do Tocantins, foi prestigiada com a entrega das instalações do novo Fórum que beneficiará os 19,5 mil habitantes atendidos pela Comarca, que também inclui os municípios de Jaú e São Valério da Natividade.

A presidente da Asmeto, juíza Julianne Frire Marques, participou da solenidade que passa, a partir de agora, a garantir a excelência na prestação jurisdicional àquela região com um espaço mais amplo e digno. “Tenho certeza que além de acolher a todos que procuram a Justiça, este Fórum também será uma casa de promoção da paz social, um dos pilares da magistratura”, disse Julianne.

A comunidade local prestigiou a cerimônia de inauguração do novo Fórum juntamente com autoridades municipais, estaduais e integrantes do sistema de Justiça e, logo no primeiro momento, sob a regência do maestro Donizete Pereira da Silva, o Hino Nacional e Hino do Município de Peixe foram executados pela Banda Santa Cecília, composta pelos alunos da Escola Municipal de Música Tenente Regina.

Durante o discurso de entrega de mais uma obra, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, relembrou as dificuldades encontradas na época em que militou na Comarca de Peixe ainda como advogado. “Esse é um dos momentos mais felizes da minha carreira. Aprendi muito com o município de Peixe e estar nesta solenidade, entregando este Fórum, é uma maneira de agradecer a todos. Definitivamente o prédio é um sonho que sonhamos juntos e agora é realidade”.

Em seu discurso, a diretora do Fórum, juíza Cibele Maria Bellezzia, recapitulou a história da Comarca de Peixe e falou sobre a luta por um prédio com condições adequadas de trabalho. “Foram dias difíceis e há muitos anos lutamos por estrutura física. Hoje, vendo este prédio funcional, bonito e confortável, sinto uma alegria imensa”, disse a magistrada.

Relembrando o ano de 1993, o corregedor geral da Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier, falou sobre o trabalho de correição que fez na Comarca de Peixe ainda como juiz auxiliar da Corregedoria, e ressaltou sua felicidade em ver o desenvolvimento da região. “Inaugurar um prédio desta magnitude representa uma alegria incontida. Não há nada mais digno do que o cidadão buscar a Justiça e ser bem acolhido em instalações adequadas. Isso é sinônimo de respeito ao cidadão e um grande passo para a conquista de uma sociedade pacificada”.

Representando o Ministério Público, o promotor de Justiça Mateus Ribeiro Reis falou sobre a sua trajetória profissional na Comarca e ressaltou sua satisfação em ver a conclusão da obra. “Ver este salão lotado de cidadãos me desperta muita alegria. Isso ilustra que todos estão cientes da importância desse Fórum”.

Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, falou sobre a importância da parceria entre os Poderes Judiciário e Executivo. “Tenho certeza que os jurisdicionados desta Comarca estão bem assistidos e com fácil acesso à Justiça”, concluiu.

Dispositivo de Honra

Além das autoridades que fizeram uso da palavra durante a cerimônia, também compuseram o dispositivo de honra: o presidente da Câmara Municipal de Peixe, vereador Jusmael Pereira da Silva, e a defensora pública Carina Queiroz de Farias Vieira.

Fórum Juiz Carlos Alberto Barbosa

Atendendo a Resolução nº 06A de 1994, o Fórum de Peixe traz o nome do juiz Carlos Alberto Barbosa, uma homenagem ao magistrado que conduziu os trabalhos na Comarca durante 3 anos.

Homenagens

Durante a cerimônia, a diretora do Foro, juíza Cibele Maria, recebeu uma placa de homenagem como reconhecimento pelo seu empenho e compromisso com a Comarca, esforços que possibilitaram a entrega da obra. A magistrada por sua vez, presenteou o presidente o TJ, desembargador Ronaldo Eurípedes, com um quadro do Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade, esculpido em madeira pela artista plástica Paola Bellezzia.

Representando todos os servidores, Leodania Luiza Schaedler Ponce também foi homenageada pelos seus 30 anos de prestação de serviço ao Judiciário. Segundo a escrivã, “o antigo prédio tinha uma espaço mínimo e hoje, vendo esse novo Fórum amplo e moderno, fico extremamente feliz. Sei que esse investimento será revertido em excelente atendimento aos jurisdicionados”, afirmou.

A Obra

Construído em uma área de 855,98 m², o novo Fórum da Comarca de Peixe foi entregue pronto para o início das atividades de servidores e magistrados. Os móveis novos e os computadores com duas telas são ideais para o trabalho com os processos judiciais 100% eletrônicos.
O salão do Tribunal do Júri conta com 62 lugares. Para a climatização e iluminação dos ambientes, foram adquiridos aparelhos de ar condicionado de alta eficiência e as modernas lâmpadas de LED que garantem o baixo consumo de energia elétrica.