Magistrados das 42 comarcas do Tocantins participaram da 4ª reunião geral com o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Ronaldo Eurípedes, na tarde desta sexta-feira (11/11), que reuniu também o corregedor geral da Justiça, Eurípedes Lamounier, os juízes auxiliares, Roniclay Moraes e Esmar Custódio Vêncio e toda as diretorias setoriais do tribunal. O encontro, o último entre juízes e a atual gestão do TJTO, foi marcado por um balanço com os principais avanços do Judiciário nos últimos dois anos e pelo clima de agradecimentos entre os colaboradores.
Entre os destaques apresentados pelo presidente do TJTO desembargador Ronaldo Eurípedes ao abrir a 4ª reunião com os magistrados, ressaltou a evolução entre os orçamentos de 2015 e de 2017, que resultou em um crescimento aproximado de 40%. "Deixaremos um legado orçamentário digno do Poder Judiciário", resumiu. O presidente lembrou que esta será a última reunião de sua gestão com todos os juízes e frisou o empenho de sua gestão em atender as demandas das comarcas. Também agradeceu o trabalho desenvolvido por servidores e magistrados e toda a sua equipe de diretores.
O corregedor geral da Justiça Eurípedes Lamounier também optou por um balanço verbal de sua passagem pelo órgão. "Só tive alegrias e nenhum desconforto como corregedor", disse, ao ressaltar que o trabalho da Corregedoria aferiu a boa gestão das comarcas realizadas pelos juízes. Também lembrou que ao participar de eventos realizados em outro estado encontrou uma avaliação muito positiva do Poder Judiciário tocantinense.
A presidente da Asmeto ressaltou a modernidade e a celeridade como marcas da gestão do Presidente Ronaldo, agradecendo pelo diálogo constante com a Associação, para solução das questões referentes à magistratura tocantinense.
Na oportunidade, agradeceu aos juízes auxiliares, Roniclay Moraes e Esmar Custódio Vêncio, aos Diretores do TJ, a Chefe de Gabinete da Presidência, pelo trabalho desenvolvido e pela atenção dispensada à ASMETO e aos associados.
"O Judiciário tocantinense conta com magistrados valorosos, que trabalham diuturnamente para a entrega da prestação jurisdicional. O apoio e o investimento do Tribunal de Justiça na estrutura predial, equipamentos e projetos para melhoria do fluxo processual, foram essenciais para o cumprimento da missão da magistratura, que é a solução dos conflitos que aportam todos os dias em nossos gabinetes." concluiu a presidente.
Balanço
Coube ao diretor geral do TJTO, Francisco Cardoso, a apresentação com os principais avanços, a exemplo da nova forma de cobrança das custas finais e dos processos jurisdição federal delegada. Também destacou as medidas de segurança adotadas para os fóruns, como as esteiras de raios-x, os 21 pórticos de detecção de metais.
Outros destaques foram as medidas para a atividade fim da prestação jurisdicional que resultaram na evolução nos números referentes aos processos baixados, impactando a taxa de congestionamento, a padronização e distribuição equilibrada dos processos para cálculos judiciais, pela COJUN (Contadoria Judicial Unificada), os avanços na área comunicação e também na área da infraestrutura, com obras de reforma e construção de fóruns.
Agradecimentos
Na parte final do encontro magistrados aproveitaram para registrar agradecimentos ao presidente do TJTO e toda a equipe diretiva pela condução do Judiciário. Entre os magistrados que elogiaram a gestão e equipe diretiva acessível e proativa para atender as demandas das comarcas, a juíza Flava Afini Bovo, Rodrigo da Silva Perez Araújo, e Luiz Otávio de Queiroz Fraz, que ressaltou entre os méritos da atual gestão, o planejamento e execução de ações focadas para viabilizar a atividade fim do Judiciário, e, assim, atender a ponta final do processo que é usuário da Justiça.
Emocionado, o presidente do TJTO encerrou o encontro externando também seus agradecimentos a todos os magistrados e servidores, além de ressaltar o trabalho de cada diretoria e dos juízes auxiliares.
Lailton Costa - Cecom/TJTO