Na última terça-feira (9/8), o titular da Comarca de Miranorte, juiz Cledson José Dias Nunes, ministrou palestra no Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência sobre o tema “Conflitos e violência na escola”. O evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, incluindo alunos, pais e responsáveis.
Durante o evento, o magistrado destacou a importância da família na educação dos filhos e na redução dos conflitos. “A Constituição Federal estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Infelizmente, alguns pais acreditam que o dever de educar é apenas da escola, e outras vezes direção e professores se omitem em suas obrigações. Como conseqüência, surgem conflitos e atos de violência, inclusive dentro da escola. É necessária uma união de esforços da família e da escola. Quando cada um assume sua responsabilidade dentro do processo de educação, a tendência é a redução de conflitos dentro e fora da escola”.
O juiz destacou ainda que, “a educação deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, sendo que associações devidamente constituídas podem se cadastrar perante o Poder Judiciário para receber verbas decorrentes da penas aplicadas, as quais podem ser utilizadas para melhoria das condições da escola”.
Por fim, o juiz falou sobre a importância da relação entre o Poder Judiciário e a comunidade para a conquista da pacificação social. “Muitas ações judiciais podem ser evitadas quando as pessoas sabem os mecanismos existentes para resolverem seus conflitos, inclusive de maneira consensual. Por outro lado, muitos casos não são levados ao Poder Judiciário por desconhecimento dos direitos.”
O evento também contou com a presença de diversas autoridades locais, entre elas: o delegado de polícia de Miranorte, Douglas Sie Carreiro Lima; o comandante da companhia, João Umbelino Carvalho Neto; cel. Sebastião Márcio Bandeira Lima; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wesleya Silva Dias; e a presidente do Conselho Tutelar de Miranorte, Márcia Lucena Maciel.