Já se encontra no ar o site Judicial Dialogue, uma iniciativa do juiz de direito Wellington Magalhães, titular da Comarca de Cristalândia, e autor do livro Judiciário e Globalização. O site nasce com o propósito de manter intenso diálogo judicial entre magistrados nacionais e internacionais, visando construir um permanente canal de intercâmbio judicial.
Segundo seu idealizador, a opção deste nome se justifica por critérios de indexação dos termos ao sistema de pesquisas na rede mundial de computadores. Wellington Magalhães afirma que "o diálogo judicial dos juízes, no contexto da Globalização, além de um intercâmbio cultural, representa também um salto da modernidade, servindo a jurisprudência estrangeira como um ‘manancial de ideais’, todas elas voltadas à solução lógica e racional de problemas comuns compartilhados pelos diversos sistemas jurídicos".
Ainda de acordo com o juiz, "quando um magistrado nacional busca elementos hermenêuticos na jurisprudência estrangeira para decidir casos concretos, faz como recurso à construção de consensos mínimos sobre problemas de direitos fundamentais, ou como instrumento de consolidação desses direitos, amplamente defendidos mundo afora. Esse é o Judiciário que se preocupa com as consequências da decisão judicial a ser proferida e que, portanto, assume a responsabilidade e o compromisso pela busca de soluções a partir do intercâmbio de experiências com outros magistrados no âmbito da arena global".
Além de se propor a ser um relevante instrumento de intercâmbio, o site traz também a relação de artigos científicos e de opinião publicados pelo magistrado, onde o leitor poderá refletir sobre variados temas do direito e da justiça.
Endereço do site: www.judicialdialogue.com.br
Fonte: Ascom TJTO